top of page

O SilĂȘncio e a Demora de Deus

  • Foto do escritor: Projeto Mente Renovada
    Projeto Mente Renovada
  • 17 de mai. de 2022
  • 4 min de leitura


Texto – Base: João 11


Jesus estava em JerusalĂ©m e seu amigo LĂĄzaro, a quem o Senhor amava, estava enfermo em BetĂąnia. Maria manda avisar a Jesus sobre o estado de saĂșde de LĂĄzaro. O versĂ­culo 6 nos diz que, ao receber a notĂ­cia, o Senhor permaneceu, ainda, dois dias no lugar onde estava.

Quantas vezes, diante dos acontecimentos da vida, a resposta de Deus parece tardar. NĂŁo sĂŁo poucos os momentos em que elevamos a Deus nossas oraçÔes, nossos pedidos, e Ele fica em silĂȘncio.

Mas, quais sĂŁo as razĂ”es do silĂȘncio e da demora de Deus?

Em primeiro lugar, Deus nĂŁo se deixa influenciar pelo nosso senso de urgĂȘncia. Maria, certamente, pensou que, ao receber a notĂ­cia da enfermidade de LĂĄzaro, Jesus viria correndo ao encontro dele e o curaria. De igual modo, desejamos que Deus nos atenda com urgĂȘncia. Oramos e, ao abrir olhos, esperamos que aquilo que pedimos se concretize. Alguns, se pudessem, retirariam da BĂ­blia o Salmo 40, que diz: “Esperei com paciĂȘncia pelo Senhor”(Salmos 40:1).

O nosso tempo nĂŁo Ă© o tempo de Deus.  Nossa categoria de tempo Ă© Cronus, Ă© o tempo dividido em hora, minuto, segundo; dia, mĂȘs e ano. O tempo divino Ă© KairĂłs, Ă© o tempo da plenitude. O passado, o presente e o futuro, para Deus sĂŁo um eterno hoje, por isso o ApĂłstolo Pedro nos ensinou, em 2ÂȘ Pedro 3: 8 e 9: “Mas , amados, nĂŁo ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor Ă© como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor nĂŁo retarda a sua promessa, ainda que alguns a tĂȘm por tardia.”

Em segundo lugar, Deus fica em silĂȘncio e tarda sua resposta, por causa da incredulidade. Maria, diante de Jesus, afirmou; “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmĂŁo nĂŁo teria morrido” (JoĂŁo 11:32). Em outras palavras, Maria afirmou que tudo estava perdido e que nĂŁo havia solução, diante Daquele que tem todas as saĂ­das e soluçÔes da vida. Jesus, entĂŁo, a repreendeu: "Maria, eu nĂŁo te disse que se creres verĂĄs a glĂłria de Deus?”

Queridos, quantas coisas o Senhor jĂĄ nos disse, quantas pregaçÔes jĂĄ ouvimos, quantas maravilhas Deus jĂĄ operou, e nĂłs continuamos incrĂ©dulos. Costumamos encerrar nossas oraçÔes com as palavras de Jesus: “Pai que seja feita a tua vontade”, nĂŁo porque estejamos imbuĂ­dos da humildade e da simplicidade de Cristo, e sim, porque nĂŁo cremos que Deus possa realizar aquilo que estamos pedindo, e desse modo, temos uma desculpa, um paliativo: “Olha nĂŁo foi da vontade de Deus”.

HĂĄ um versĂ­culo, neste texto, que fala muito ao meu coração, Ă© aquele que diz: “Jesus chorou”. Meus irmĂŁos, um Deus que nĂŁo chora diante da morte, nĂŁo pode ser Deus. A morte Ă© a maior contradição da vida humana, pois ela aponta para nossa finitude, a nossa impermanĂȘncia, a falibilidade de nossos projetos. A verdade Ă© que nĂłs nĂŁo queremos apenas viver muito, nĂłs queremos viver para sempre; amamos o infinito; sonhamos como se a existĂȘncia nĂŁo encontrasse um limite. Contudo, perecemos inevitavelmente. E Jesus se comove, se emociona diante do sofrimento humano, porque um dia Ele se fez homem semelhante a nĂłs, provou nossas alegrias, dores e fraquezas, desceu Ă  experiĂȘncia humana mais profunda, a morte, para nos mostrar que mesmo na morte nĂŁo estamos sĂłs, Ele estĂĄ conosco.

Em terceiro lugar, o versĂ­culo 39 nos mostra que Jesus mandou remover a pedra que tapava o tĂșmulo. O Senhor, Deus do Universo, poderia com uma Ășnica palavra remover aquele obstĂĄculo, mas Ele mandou que os homens o removessem.

Muitas vezes, a razĂŁo da demora e do silĂȘncio de Deus, estĂĄ no fato de existir, em nossa vida, algo que deve ser removido. Pode ser um pecado, uma falta de perdĂŁo, atitudes erradas, um temperamento difĂ­cil que fere outras pessoas, uma indiferença em relação Ă s coisas de Deus. É preciso remover a pedra, e Deus nĂŁo farĂĄ aquilo que nos compete fazer.

Em quarto lugar, Maria esperava que o Senhor curasse seu irmĂŁo, todavia, Jesus fez muito mais do que isso, Ele o ressuscitou. Queridos, Ă s vezes, Deus fica em silĂȘncio para nos preparar para algo muito maior do aquilo que estamos pedindo.

Talvez vocĂȘ esteja pedindo algo a Deus hĂĄ muito tempo, apresentando a Ele uma situação e Deus estĂĄ em silĂȘncio, os cĂ©us parecem fechados, a resposta estĂĄ demorando a chegar. Mas nĂŁo se desespere, assim como o oleiro trabalha o barro em silĂȘncio, moldando o vaso. Deus trabalha em nossa vida, Ele vai moldando, aparando as arestas. E sabe de uma coisa, para dar forma ao vaso, Ă© preciso fazer pressĂŁo, e, Ă s vezes, a pressĂŁo Ă© tĂŁo forte, que o vaso se desfaz. SĂŁo aquelas horas em que tudo parece perdido, em que nĂŁo conseguimos conciliar o sono, em que uma lĂĄgrima de desespero rola silenciosa pela face. Mas, nĂŁo se preocupe, se o seu vaso se desfez, Deus nĂŁo o lança fora, Ele pega o vaso quebrado e o reconstrĂłi. HĂĄ um hino que diz assim:

DEUS NÃO REJEITA ORAÇÃO

Deus não rejeita oração, oração é alimento Nunca vi um justo sem resposta, ou ficar no sofrimento Basta somente esperar o que Deus irå fazer Quando Ele estende suas mãos é a hora de vencer

Então louve, simplesmente louve Tå chorando louve, precisando louve Tå sofrendo louve, não importa louve Teu louvor invade o céu...

Deus vai à frente abrindo caminho Quebrando as correntes, tirando os espinhos Ordena aos anjos pra contigo lutar Ele abre as portas pra ninguém mais fechar Ele trabalha pra o que Nele confia Caminha contigo de noite ou de dia Erga suas mãos sua benção chegou Comece a cantar com muito louvor Com muito louvor, com muito louvor Com muito louvor

A gente precisa entender, o que Deus estĂĄ falando Quando Ele fica em silĂȘncio, Ă© porque estĂĄ trabalhando Basta somente esperar o que Deus irĂĄ fazer Quando Ele estende suas mĂŁos Ă© a hora de vencer

FĂĄbio Vieira





Precisa de oração? Deixei seu pedido aqui abaixo!

Agradecemos a confiança, seu pedido de oração está seguro e em sigilo!

© 2020 Projeto Mente Renovada.

Orgulhosamente desenvolvido por creisconsultoria.com

creis logo.webp
bottom of page